Implantodontia em Santos | Dr. Wilson Thadeu Canaan
Implantodontia em Santos | Dr. Wilson Thadeu Canaan
O que são implantes Osseointegrados em Implantodontia?
São parafusos de titânio, introduzidos cirurgicamente nas áreas desdentadas e, sobre eles, são instalados dentes artificiais (Prótese sobre implante).
Em que situações não deve ser colocado?
Em pacientes com determinados problemas de saúde de ordem geral, quando não houver espessura e altura óssea suficiente para acomodar os implantes e dificuldade de abertura da boca por parte do paciente, adverte o implantodontista.
E quanto à idade?
A partir da puberdade, qualquer pessoa pode receber implantes.
Se não tiver osso suficiente, existem maneiras de aumentar a quantidade de osso disponível para a Implantodontia?
Sim. Mas cada caso tem sua indicação.
Quanto dura à cirurgia para instalar o implante?
Normalmente, entre 60 a 90 minutos, depende do número de implantes a ser colocado.
Quais os riscos cirúrgicos na Implantodontia?
Mínimos. Na implantodontia a cirurgia é feita com anestesia local e é muito mais simples que outros procedimentos cirúrgicos odontológicos, como a extração de um dente incluso, por exemplo. O pós-operatório é muito bom e a maioria dos pacientes não relata qualquer incômodo maior. Mas para isto o paciente deverá seguir as instruções do Implantodontista e fazer uma tomografia computadorizada para mensurar largura, altura e espessura do osso.
Existem estruturas que comprometem a cirurgia de colocação de um pino de titânio, como por exemplo no maxilar superior, onde temos na região dos molares o Seio Maxilar, que é uma área que necessita de uma cirurgia maior de levantamento de seio maxilar e enxerto ósseo e somente após 8 meses será colocado um implante. No maxilar inferior temos na região de pré-molares e molares o nervo que inerva os dentes e se não fizer uma tomografia computadorizada, poderá encostar neste nervo e o paciente poderá ficar com Parestesia (a anestesia não passa, podendo ser reversível a longo prazo ou não). Ás vezes ao fazer a colocação de um implante, a bochecha poderá ficar com coloração roxa que passa em até 10 dias. De acordo com o Especialista Dr. Canaan, no caso de dor pós cirúrgica, os medicamentos serão receitados previamente.
Os resultados estéticos são bons?
Segundo o especialista, expectativa demasiada é comum, mas, normalmente, é sucedida de uma certa parcela de frustração. Em muitos casos, a solução estética é apenas aceitável. Todas as próteses fixadas ou não sobre implantes não são como os dentes naturais. O melhor é pensar nas vantagens funcionais.
Quanto tempo dura um implante odontológico? Qual a chance de dar certo?
Pode-se afirmar que 95% dos casos, se os implantes não forem perdidos nos dois primeiros anos de uso, ou seja, da cirurgia até quando coloca carga mastigatória, durarão toda a vida, desde que o paciente faça uma limpeza de manutenção de 6 em 6 meses no máximo. Estudos em implantodontia demonstram que implantes de boa procedência apresentam taxas de sucesso acima de 90% no maxilar superior e, 97% no inferior. A densidade óssea na arcada superior é menor e para fazer uma prótese total sobre implante será necessário aumentar os pinos de titânio em número, de acordo com uma tomografia computadorizada, pois após a colocação da prótese sobre poucos implantes, a carga mastigatória poderá, com o tempo, sobrecarregar estes implantes e haver perda dos pinos de titânio e consequentemente o paciente terá que se submeter a uma nova cirurgia e nova prótese com consultas de alta paciência, pois, em implante nada é tão rápido. Melhor fazer um bom planejamento com um especialista em implantes com uma tomografia computadorizada em mãos adverte o Periodontista e Implantodontista Dr. Wilson Thadeu Canaan.
Ele pode não osseointegrar?
Sim. Existe uma porcentagem em torno de 6% no maxilar superior e, 3% no maxilar inferior de não ocorrer a osseointegração, devido a uma má conduta pós-operatória por parte do paciente. Ao abrir a gengiva, perfurar o osso e colocar um implante, forma-se um coágulo entre o implante e o osso e dependendo de sua biologia, de seu organismo e dos cuidados pós operatórios, irá se formar osso em até 6 meses.
Intercorrências Eventuais em Implantodontia
- Se não houver formação de osso ao redor do implante, uma nova cirurgia deverá ser feita, colocação de um novo implante e esperar a osteointegração(normalmente 6 meses) para colocar a prótese sobre implante; pacientes fumantes deverão ter o cuidado de não fumar no pós operatório;
- Após a colocação da Prótese sobre implante, com a mastigação, ao passar dos anos, o Parafuso que fixa a coroa de Porcelana ao Implante poderá frouxar e a coroa poderá ficar solta…o parafuso terá que ser reapertado e dado um novo Torque;
- Se o Paciente não fizer limpeza de manutenção a cada 6 meses, poderá causar Mucosite ou Periimplantite , uma inflamação na gengiva ao redor do Implante;
- Ao rosquear ou torquear o Parafuso da prótese sobre o implante, eventualmente este parafuso poderá fraturar. Neste caso, se não houver danos para a Rosca interna do implante, outro parafuso deverá ser colocado, mas se houver danos para a Rosca do Implante, devemos anestesiar, preparar um Pino ou Núcleo que será cimentado no interior do implante e confeccionar uma coroa cimentada sobre este implante……ou repetir a cirurgia com a colocação de outro implante, esperar 6 meses para confeccionar outra Prótese sobre implante, Adverte Dr. Wilson Thadeu Canaan, Especialista em Periodontia (Problemas Gengivais) e especialista em Implantes.
O PERIODONTISTA ADVERTE: se ao escovar ou passar o fio dental sua gengiva sangrar, pode ser prejudicial à saúde do periodonto!
Tecido de proteção (gengiva) e de sustentação do dente (osso e ligamento periodontal).
Dr. Wilson Thadeu Canaan
PERIODONTISTA ESPECIALISTA EM PROBLEMAS GENGIVAIS HÁ 30 ANOS
Rua Oswaldo Cruz, 214, Baixos
Boqueirão, Santos, São Paulo
(Em frente a Faculdade de Medicina)